Treinamento para atletas

Deep Water Running

Dentro da modalidade Deep Water existe um tipo de treino deiferenciado, o Deep Water running. A prática dessa atividade física permite que os praticantes corram dentro d’água com o auxílio de um colete flutuador, sem contato com o fundo da piscina; nesta modalidade não há necessidade do praticante saber nadar. Além da corrida propriamente dita as alunos realizam exercícios localizados para fortalecimento muscular.

A grande vantagem do Deep water running é a possibilidade de correr sem impacto e de continuar correndo enquanto se recupera de uma lesão. Pode-se trabalhar o sistema  cárdio-vascular  como nas corridas secas, alternando trabalhos longos com fartleks (em que se intercala trechos de intensidade forte e fraca) e sprints (corrida com velocidade máxima, por um curto intervalo de tempo), porém sem expor o corpo ao impacto da gravidade.

Essa modalidade esportiva surgiu há cerca de 30 anos nos Estados Unidos para reabilitar soldados feridos e hoje é usada por muitos atletas de elite, como a recordista mundial de maratona, a britânica Paula Radcliffe, tanto para superar lesões como para melhorar o desempenho.

 A fama dessa modalidade aumentou depois que a maratonista americana Joan Benoit manteve seu condicionamento físico praticando o esporte, logo após uma cirurgia no joelho poucos meses antes das Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.

Com impacto reduzido sobre as articulações e com ganhos expressivos em seu condicionamento, Benoit ganhou a primeira medalha olímpica feminina em maratonas e o Deep Water Running passou a ser reconhecido no meio científico e esportivo da época como uma modalidade de exercício eficaz na manutenção do treinamento de atletas com lesões articulares, ósseas e musculares.

O Deep Water running é uma ótima opção para manter o condicionamento e simular, dentro da água, a corrida no asfalto. Com uma grande vantagem: é praticamente impossível se machucar, já que não há impacto. Mas, como a água oferece resistência, trata-se de um excelente exercício aeróbico.

Os exercícios praticados na Deep water ajuda a fortalecer os principais músculos da corrida, além de aumentar a flexibilidade do atleta.