Reabilitação Física

treino aeróbico e Zero impacto nas articulações

A Deep Water é constituída de exercícios aquáticos específicos, baseados no aproveitamento da resistência da água como sobrecarga e do empuxo como redutor do impacto, o que permite a prática de um exercício, mesmo em intensidades altas, com diminuídos riscos de lesão.

Além de propiciarem benefícios à forma física, os exercícios realizados dentro da água possuem ainda a vantagem de causar menor impacto nos membros inferiores, facilitando a prática para aquelas pessoas que não podem suportar o seu próprio peso, ao realizarem um exercício terrestre, pois quando o corpo imerge, a água é deslocada e cria uma força de flutuação que retira a carga das articulações imersas, por exemplo, quando o corpo encontra- se imerso até o pescoço, somente cerca de 7,5 Kg de força compressiva é exercida sobre a coluna, quadris e joelhos.

Os exercícios praticados em águas profundas, tem sido procurado demais pelos indivíduos com restrições para se exercitarem com os pés no chão. São geralmente os lesionados musculares e articulares do tipo: fratura, artrites, tendinites, artroses, pós-cirurgiados de membros, Hérnias de Disco, etc. 

Indivíduos lesionados adquirem condicionamento e força enquanto se movimentam dentro da água com segurança e menos dor.

Outro grupo significativo é o dos cardíacos. No trabalho de Deep water conseguimos praticar exercícios de resistência com maior segurança, onde os alunos conseguem correr, saltar e conduzir seu corpo de diversas maneiras com frequência cardíaca menor, sentindo ser um trabalho mais confortável que se fizessem fora da água. Os alunos que participaram das aulas até o momento conseguiram muito sucesso e são elogiados pelos cardiologistas no equilíbrio do colesterol, pressão e glicemia, pois conseguem desenvolver na água mais esforço com menor frequência cardíaca e pressão arterial e ainda mais, sentindo-se seguros.

Toda vez que a pessoa dá um passo em terra firme, as articulações precisam aguentar até três vezes o peso do corpo. Na prática de Deep Water, esse impacto é inexistente. É por isso que cada vez mais médico ortopedista tem indicado a Deep Water para seus pacientes como uma excelente opção de treinamento para aqueles que necessitam de um exercício aeróbico, mas, que por algum motivo, seja por lesão articular ou por estar acima do peso não pode executar uma atividade com impacto, já que a água vai retirar todo o estresse de suas articulações. O exercício praticado em águas profundas diminui o estresse articular em 100% devido a redução da gravidade, garantindo uma atividade sem ou com menos dor (em caso de lesões) do que se feito exercícios fora d'água.

Nessa modalidade de Hidroginástica os exercício também possibilita aumentar a amplitude dos movimentos e é excelente para atletas que sofram de artrite ou problemas articulares. Pela falta de atrito da água, a deep Water é um exercício que pode ser realizado e que ajuda os lesionados a manter o pique. A corrida aquática acaba acelerando a recuperação, já que a pessoa deixa de ficar em repouso total.

Além de ajudar quem está recuperando de lesões existe um grupo especial que são as gestantes. Mulheres grávidas que precisam e querem realizar uma atividade aeróbica sem impacto, podem praticar deep water sem medo – e com um benefício extra: a pressão da água facilita a eliminação de fluídos.