Força e Resistência Muscular

ÁGUA = uma sala de musculação à sua medida

As atividades realizadas dentro d'água tem sido fonte de diversas pesquisas científicas nos últimos anos, que demonstram inúmeros benefícios. Um desses benefícios é o ganho nos níveis de força muscular. 

Assim que se entra na água, a ativação muscular aumenta e diminui a sobrecarga articular. Como?

Ao estar rodeado de água o praticante terá de vencer a pressão hidrostática (força exercida pela água) e conjugar o equilíbrio entre a flutuação e a gravidade. Os seus músculos das costas e abdominais terão de trabalhar mais para conseguir manter a sua postura e ao deslocar-se terá de vencer a resistência da água.

A flutuação faz com que o seu peso se torne relativo (dependendo do quanto está submerso), diminuindo a sobrecarga articular, criando espaço nas suas vértebras e melhorando a sua amplitude nos movimentos.

Caminhar na água é muito mais difícil do que em terra. A água é cerca de 800 vezes mais densa que o ar e a resistência ao deslocamento na água é cerca de 14 vezes superior.

Ao encontrar sempre resistência, os seus músculos trabalharão em pares, (por exemplo: bíceps e tríceps, quadríceps e posteriores da coxa), porque há estimulação em todos as direções do movimentos. É um excelente beneficio porque trabalha o seu equilíbrio muscular.

Além disso quanto mais intenção der ao seu movimento, mais força exerce contra a água e por isso maior retorno terá em termos de ganhos de resistência muscular.

O treino de força aquática é bem eficiente para incrementar a força muscular máxima, a força de resistência e força de potência, tanto em mulheres como em homens.

O forateceimento muscular tem vários benefícios como:

  • Diminui o risco de quedas em idosos.
  • Melhora a densidade óssea, sendo importante para o combate à osteoporose.
  • É determinante para a perda de massa gorda e aumento da massa magra.
  • Têm equivalências comprovadas com o treino de força em terra.

As aulas de Deep Water são desenvolvidas dinamicamente em sentido longitudinal e também estático, assim o aluno tem maior chance de exercitar toda a amplitude muscular nos deslocamentos exigindo mais de sua musculatura.

Ainda, o que é mais agradável, é com relação à flutuação do colete que permite mais segurança ao aluno, fazendo com que ele consiga desenvolver movimentos "que jamais faria em terra" durante as aulas, exigindo um controle e fortalecimento da musculatura como um todo.

Agora entre na água, intensifique o seu treino, dê atenção à sua resposta muscular, mantendo a contração muscular, a amplitude do movimento, a velocidade de execução e intenção da ação, dessa forma voce irá, com certeza, sentir a diferença!