Condicionamento Físico

Treine sua capacidade cardiorespiratoria

Pela ausência de impacto, a atividade de Deep Water é uma excelente alternativa para manter o condicionamento físico mesmo quando se está machucado. Pelo fato de a água oferecer 12 vezes mais resistência do que o ar, você vai poder chegar muito mais longe correndo dentro de uma piscina.

No treinamento em Deep-water  a frequência cardíaca será de 10% à 15% mais baixa que na prática de exercícios fora d'água, proporcionando maior capacidade cardiorrespiratória. Permite que os indivíduos se exercitem por mais tempo sem que se cansem, principalmente os cardíacos, com os mesmos benefícios. 

Durante a aula o praticante não conseguirá alcançar uma freqüência cardíaca tão alta se comparado a uma corrida normal. Um estudo do Instituto Karolinska em Estocolmo descobriu que durante o Deep water  a freqüência cardíaca é 8-11 batimentos por minutos menor para o mesmo consumo de oxigênio comparado com a corrida normal. A menor freqüência cardíaca durante o Deep Water é principalmente devida à pressão da água no corpo, que faz com que mais sangue retorne ao coração, de modo que mais sangue é bombeado a cada batimento cardíaco.

Uma regrinha útil é que a freqüência cardíaca durante o Deep water é em torno de 10% menor que durante uma corrida normal. Se você elevar sua freqüência cardíaca a 140 batimentos por minuto durante os exercícios de Deep water, isso seria aproximadamente o equivalente a 154 batimentos por minuto de uma corrida em terra. A temperatura da água também afeta sua freqüência cardíaca durante o deep water. Sua freqüência cardíaca será menor na água fria e maior na água quente.